O Problema

Em 2020, um simpático usuário da internet, Sr. Abel dos Santos queria posicionar produtos no mundo digital. Na ocasião, via-se que a presença digital impactava poucos usuários e que o investimento não trazia o devido resultado.

Entendendo que os esforços eram direcionados para o público B2C (consumidores finais), e que o retorno era cada vez menor, frente aos investimentos que eram realizados, o mesmo procurou por alternativas que pudessem orientá-lo e que fizessem sentido aos investimentos.

Foi então que procurou a LABRA. Em uma primeira análise, realizada em conjunto conosco, foi possível identificar novas frentes de negócios que faziam sentido para o negócio do Sr. Abel dos Santos.

Com um investimento direcionado, em mais de 70%, em publicações orgânicas de Facebook e Instagram, encontramos o seguinte cenário.

Primeiro diagnóstico

  • ❌ Nenhuma estratégia de captação de leads;
  • ❌ Campanhas pagas ineficientes e caras;
  • ❌ Estratégia totalmente focada no mercado B2C;
  • ❌ Produção de conteúdo sem utilização de técnicas de SEO;
  • ❌ Maior esforço em publicações orgânicas de social media;
  • ❌ Nenhum tipo de relacionamento com os clientes;

Dados iniciais do projeto

O diagnóstico montado pela LABRA foi apresentado ao Sr. Abel do Santos, mostrando que o foco era majoritariamente no público B2C, direcionando os investimentos em mídias sociais. No entanto, a empresa do mesmo gostaria de atingir o público industrial, que não está fortemente presente nesses meios.

A mudança de estratégia seria a peça chave para a atração do público B2B, sendo necessárias as seguintes ações:

  • ✅ Mudança de Investimento de 70% do valor em Google ADS;
  • ✅ Envio de e-mails de acordo com cronogramas e ações de comunicação;
  • ✅ Criação de conteúdos relevantes dentro de formatações SEO;
  • ✅ Botão do WhatsApp no site.

A partir daí, foi proposto a mudança para alcançar também ao público B2B. O primeiro passo era implantar uma plataforma de marketing digital para otimizar as estratégias. A escolha foi pelo RD Station Marketing.

Conteúdo é o REI

Ao iniciar a jornada de geração de conteúdo, percebemos que as personas construídas para Sr. Abel tinham dificuldades em encontrar informações da própria empresa e o posicionamento orgânico não ajudava.

No entanto, a geração constante de conteúdo permitiu aumentar a atração de novos potenciais clientes que estavam sendo expostos pela primeira vez à empresa.

O que parecia óbvio não era. A empresa não tinha uma boa aderência ao mercado Brasileiro e a geração de conteúdo permitiu criar um elo entre a empresa e os consumidores. Naturalmente, a empresa já gerava muitos conteúdos e que, em muitos casos, não tinham visibilidade.

O crescimento orgânico foi um dos principais pilares na construção de toda a estratégia. Conforme indicado no gráfico abaixo, os dados contemplam o período de 12 meses, onde o tráfego orgânico é responsável por 30,7% de todo acesso do website

Top Canais

Lista dos top canais de aquisição - Google Analytics

A evolução orgânica é perceptiva, comprovada pelos dados apresentados no relatório do Google Search Console. Mesmo com as atualizações das plataformas do buscador — o Google Web Core Vital — qual tinha como tendência a diminuição dos acessos orgânicos de todo o mercado, a empresa manteve uma crescente sólida do alcance.

Gráfico Orgânico

Evolução Orgânica avaliada através do Google Search Console

Outro ponto muito interessante é a quantidade de palavras-chave indexadas neste projeto. São, ao todo, 951 delas na primeira página do Google.

Gráfico Palavras-chave

Gráfico do SemRush com a listagem das palavras-chave.

Alguns pontos positivos dos conteúdos digitais:

✅ 2° maior ponto de conversão;

✅ Das 10 páginas mais acessadas, 8 são provenientes de conteúdo.

Relacionamento é tudo

Com as adequações a LGPD, o consentimento por parte dos usuários para enviarem a comunicação foi, desde o começo, uma das prioridades da empresa.

Neste processo, o volume dos canais de captação geraram um alto volume de leads, segmentados e direcionados conforme as automações propostas para cada linha de produto. Sendo assim, o relacionamento com cada lead se tornou personalizado.

O trabalho segue sendo realizado e algumas das segmentações passarão por mais filtros, com a intenção de melhorar ainda mais o desempenho das campanhas realizadas.

• Com a produção de conteúdo e bom relacionamento, os e-mails tiveram alto desempenho como por exemplo, taxa de abertura superior a 45%.

Top Canais

• Segmentação da base por interesse.

Foco em estratégias para o mercado B2B

Ao analisarmos as personas a fundo, buscando os perfis ideais de público B2B para a empresa, foi possível alinhar uma comunicação estratégia focada em facilitar o reconhecimento dos produtos no mercado.

Atrelado a isso, foram colocadas em prática uma série de campanhas pontuais e direcionadas para landing pages, desenhadas conforme as personas. O proposto, ao contrário do que é comum no mercado B2B, teve êxito, com resultados de captação acima da média.

76%

Conversão em landing page de conteúdo.

73%

Conversão em landing page de afiliados.

10%

Conversão em landing page de orçamento.

Com o volume de conversão, foi necessário a utilização do RD Station CRM para auxiliar o atendimento das oportunidades. No período de 1 ano foram entregues, aproximadamente, 4842 oportunidades, gerenciadas por dentro do CRM.

Botão WhatsApp

Com a implementação do botão Whatsapp do RD, houve a virada de chave no contato do site. Importante ressaltar a percepção da ferramenta pelo Sr. Abel, que destacou o seguinte:

“Clientes estão satisfeitos com a implementação do botão do WhatsApp, pois, pela primeira vez, a empresa demonstrou interesse em atender prontamente os clientes, facilitando o elo de comunicação entre os dois lados”.

Foram mais de 2500 oportunidades de negócios geradas pelo botão do WhatsApp, aumentando a receita em mais de R$ 200.000,00.

Gráfico Botão do WhatsApp

Quem é o Abel do Santos

Trata-se de uma empresa multinacional que está dando os primeiros passos no mundo do marketing digital, onde os desafios de atrelar o tradicional e o digital são muitos.

A ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é uma empresa líder global em tecnologia, que impulsiona a transformação da sociedade e da indústria para um futuro mais produtivo e sustentável.

Ao conectar software ao portfólio de eletrificação, robótica, automação e soluções de acionamentos, motores e geradores, a ABB expande os limites da tecnologia para levar o desempenho a novos níveis.

Com uma história de excelência que remonta a mais de 130 anos, o sucesso da ABB é impulsionado por cerca de 105.000 funcionários talentosos, em mais de 100 países.

E hoje a Agência LABRA é feliz por contribuir e fazer parte deste processo de construção das estratégias digitais para a expansão do negócio no Brasil.

Quais foram os resultados?

  • ✅ Aumento da base de leads qualificados em 4.603%;
  • ✅ Fortalecimento da marca em canais digitais;
  • ✅ Expansão na comercialização de produtos em todo território nacional;
  • ✅ Expansão na linha de distribuidores pelo Brasil;
  • ✅ Aumento nas vendas diretas pelos distribuidores;
  • ✅ ROI de 5X;
  • ✅ ROAS 17,52%.

"A Labra nos ajudou a transformar nosso processo de marketing digital em vendas reais. No meu ponto de vista foi a chave para o sucesso do projeto. Poucas empresas com quem trabalhei entregam este tipo de estratégia e vestem a camisa do cliente."

Leonardo ABB
Leonardo Corrêa

Gerente do Canal Distribuição & Marketplace