É verdade que quando derrubamos um lápis no chão, o grafite se quebra todo por dentro
Não. Por ser colado entre as duas metades de madeira, o grafite (ou mina), fica bem protegido, tanto pela cola quanto pela madeira.
Como é colocado o grafite dentro da madeira
Pequenas canaletas são feitas em uma tabuinha, onde é passado uma camada de cola. Sobre essa canaleta é colocada a mina e uma outra tabuinha é colada sobre elas, formando o “sanduíche” de madeira, que depois passa por uma máquina que resulta o formato final do lápis, ou seja, redondo, sextavado, triangular, etc.
Que tipo de madeira é utilizada para fazer lápis
A Labra só utiliza madeira proveniente de florestas plantadas e a madeira utilizada é o Pinus.
Quanto tempo uma árvore leva para crescer e ser utilizada para fazer lápis
Aproximadamente, 15 anos.
Quantos lápis podemos fazer com uma árvore
Aproximadamente, 10.500 lápis são feitos com uma árvore de 15 anos.
Se alguma criança colocar um lápis na boca e acidentalmente “engolir” algum pedaço dele, ela corre risco de se intoxicar
Não. Todos os lápis produzidos pela LABRA são totalmente isentos de qualquer produto tóxico. Isto pode ser confirmado por meio do Certificado do Inmetro que a Labra possui, o qual é renovado anualmente.
Os produtos LABRA atendem a alguma norma específica
Sim. À norma brasileira NBR 15236, que refere-se à Segurança de Artigos Escolares. Esta norma foi criada, inclusive, com a participação da LABRA, e refere-se a todos os ensaios necessários para garantir a segurança dos produtos, como toxicidade, ausência de metais pesados, riscos químicos, físicos e mecânicos, etc.
Quanto tempo um apontador pode ser utilizado com eficácia
Todos os apontadores, de procedência garantida, são projetados para apontarem uma caixa de lápis de 12 cores. Porém, para atender a Norma NBR 15236 – Segurança de Artigos Escolares, os mesmos têm um “fio de corte” limitado, para que, caso se solte do apontador, não machuque e corte alguém gravemente.
Quando é a hora de trocar o apontador
Quando o lápis quebra a ponta com muita facilidade ao ser apontado, isso indica que o apontador já perdeu seu “fio de corte”.
Como a LABRA contribui para o equilíbrio do meio ambiente, se utiliza madeira para fazer lápis
A LABRA contribui com o meio ambiente utilizando somente madeira plantada, plantando seis vezes mais árvores que utiliza e também tendo um completo controle de destinação de todos os resíduos gerados no processo de fabricação dos lápis.
A LABRA atende às normas ambientais
Sim. A LABRA atende a todos os requisitos ambientais necessários para o equilíbrio do meio ambiente, realizando medições atmosféricas periódicas, doando todo o resíduo sólido para uma instituição cadastrada junto ao Ministério do Trabalho, para que as famílias de baixa renda vendam estes resíduos recicláveis e com esta venda aumentem suas rendas. E também monitora todo o efluente gerado por meio de análises semanais para devolver a água para o meio ambiente totalmente limpa e dentro dos padrões para não poluir rios e córregos.
Como os pais podem orientar os filhos sobre o manuseio correto dos lápis
Todas as embalagens da LABRA possuem as informações necessárias sobre o seu conteúdo, a tabela com as cores, composição, selo do Inmetro com o número da norma que atende, indicação da faixa etária, o tipo da madeira (reflorestada), o lembrete para troca do apontador, o endereço completo, telefones, e-mail e o site para contato. Portanto, é muito importante que guardem as embalagens originais para orientações futuras de dúvidas que possam surgir quando da utilização dos lápis.