A Labra é uma empresa comprometida com o futuro do planeta. Sua produção mensal de mais de 20 milhões de unidades de lápis utiliza apenas madeira certificada, escolha que demonstra o respeito da empresa pelo meio ambiente e contribui ativamente para o processo mais importante na formação de uma nação mais justa, que é a educação.

Mesmo antes de se falar sobre ecologia e mudanças climáticas, a preocupação com o meio ambiente já fazia parte dos valores da Labra.

Em 1986, a empresa criou a sua primeira grande ação de sustentabilidade. O Projeto Pinus foi responsável pelo plantio de 10 milhões de árvores da espécie Pinus elliottii ao longo de uma década. Na época, a iniciativa trouxe auto-suficiência produtiva à Labra no setor de madeira, disponibilizando matéria-prima sustentável e de alto padrão ao seu processo produtivo.

Atualmente, toda a madeira utilizada na produção dos lápis Labra provém de áreas de plantio de espécies de pinus certificadas pelo Ibama com o selo Cerflor. O selo garante que a madeira tenha origem controlada e que o seu processo de cultivo e corte sigam todos os rígidos padrões ambientais.

A responsabilidade ambiental da Labra aparece também nas políticas de redução de emissões e de tratamento dos efluentes gerados pelos seus processos fabris. No caso dos resíduos, eles são tratados antes de seu retorno ao meio ambiente, atendendo assim a todas as exigências dos órgãos de controle ambiental.

A empresa possui ainda um Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, que destina os restos de produção para empresas com licença para reciclagem, evitando assim a sobrecarga dos aterros sanitários públicos.

“O lápis Labra é fabricado com madeira plantada. Plante você também!”